domingo, 11 de abril de 2010

Chico Xavier



Um dia desses vi no twitter um post que dizia: "O Brasil, na falta de heróis, vai tornando Chico Xavier um santo." É com essa provocação que gostaria de começar.
.
A vida de Chico, assim como de outros tantos brasileiros, é exemplo de doação de desprendimento. Poderíamos lembrar de Madre Paulina, Padre Cícero, Betinho e tantos outros que souberam fazer de suas existências exemplos extremos de fraternidade. Desse modo, a história de Chico Xavier torna-se pitoresca já que aviva a chama da fé dos adeptos e simpatizantes do espiritismo e atiça a curiosidade daqueles que só o conhece das manchetes jornalísticas.
.
Voltando ao filme, obviamente que nenhuma imagem é desprovida de sentido e, nenhum filme isento de alguma intenção, seja no intuito de negar, afirmar ou reafirmar algo. No trailler disponibilizado e comentado pelo Meio & Mensagem fica clara a intenção de apresentar o personagem título sem maiores reafirmações filosóficas, contudo não há como não fazê-lo.
.
Todo filme com temática religiosa dificilmente fica fora das discussões, já que abordam um assunto muito envolvente e importante para o brasileiro, a fé. Esse bochicho na verdade é muito positivo já que gera discussão e muita mídia gratuita sobre o tema.
.
Outro fator que deve ser observado no filme Chico Xavier é o envolvimento da Globo Filmes. O poder de fogo midiático exercido pelas emissoras do grupo de comunicação Globo faz com que a produção não seja mais uma, mas que no mínimo um percentual razoável da sociedade saiba minimamente que ele existe.  Sobretudo considerando toda a permeabilidade do Sistema Globo de Comunicação com inúmeros veículos espalhados nos mais diversos meios comunicacionais. Benesse que outros filmes nacionais não desfruta, infelizmente.
.
Dentre em breve irei ao cinema ver Chico Xavier, daí poderemos conversar um pouco mais.
Aconselho que também vejam.

Nenhum comentário: