segunda-feira, 19 de abril de 2010

Globo tira comercial do ar para evitar entrevero político

Filme em homenagem de 45 anos da emissora foi acusado de fazer alusão à candidatura de José Serra. Hoje, menos de um dia depois de ter entrado no ar, o filme televisivo em homenagem aos 45 anos da TV Globo já deixou de ser veiculado. O motivo é a suposta alusão da mensagem da emissora com o slogan utilizado pela campanha política do candidato à presidência da Republica, José Serra, do PSDB.




Estrelado por diversos atores, atrizes e jornalistas da casa, o comercial fala dos feitos da Globo nas últimas quatro décadas e meia e usa as frases "Todos queremos mais. Educação, saúde e, claro, amor e paz. Brasil? Muito mais. É a sua escolha que nos satisfaz." Após assistir ao filme, alguns participantes da campanha da adversária de Serra - a candidata do PT, Dilma Roussef - alegaram que o comercial usava uma mensagem subliminar para promover o candidato do PSDB, cujo slogan para a corrida presidencial será "O Brasil pode mais".

No microblog Twitter, o estrategista Marcelo Branco, escolhido para coordenar a campanha eleitoral de Dilma na internet, reproduziu e concordou com comentários de leitores que diziam acreditar que o comercial era uma promoção subliminar a Serra. Alguns questionaram até o destaque para o número 45 no filme (que significa a idade da TV Globo, mas também, o número do partido PSDB). Algum tempo depois, o estrategista retornou ao Twiiter para esclarecer que a opinião postada ali tinha caráter pessoal e que ele não havia escrito aquilo em nome de Dilma e nem do PT.

O lado da Globo

Após o início da polêmica, a Central Globo de Comunicação informou à reportagem de M&M Online que a campanha veiculada havia sido preparada e produzida desde o ano passado, quando ainda não se sabia nada a respeito da candidatura à presidência e que, portanto, é impossível existir qualquer ligação entre a mensagem e o slogan de Serra.

Apesar disso, para não fornecer pretextos para ser acusada de tendenciosa ou partidária, a emissora optou, por conta própria, por tirar o comercial do ar. Já nesta segunda-feira, 19, o filme não será mais exibido nos intervalos da emissora.

A Central Globo de Comunicação também reforçou que o comercial de TV é uma das pontas de uma série de ações preparadas para os 45 anos da emissora. Na ocasião do evento de apresentação da programação de 2010, a diretoria da Globo lançou um DVD comemorativo para a data e um livro, que reúne a história dos principais programas e atrações da casa nos últimos anos.
 
Fonte: M&M online

Nenhum comentário: