quinta-feira, 20 de agosto de 2009

Goiás festeja 120 anos de Cora Coralina

Fonte: Diário de Cuiabá

A cidade de Goiás (GO) está em festa desde ontem (19/08), para celebrar os 120 anos da poetisa Cora Coralina e os 20 anos do museu que leva o seu nome. Com o apoio do Instituto do Patrimônio Histórico e Artístico Nacional - Iphan e patrocínio do Ministério do Turismo, o Museu Casa de Cora Coralina promove uma série de eventos em homenagem a uma das maiores personalidades do estado de Goiás. Entre amanhã e o próximo domingo, exposições, espetáculos teatrais, um roteiro gastronômico e show com o cantor Zeca Baleiro animam a cidade, reconhecida como Patrimônio Mundial pela Unesco.
.
O Festival Cora Viva Coralina foi aberto ontem a noite, com lançamentos de livros e shows musicais. Hoje será celebrada uma missa de ação de graças em homenagem aos 120 anos da poetisa e 20 anos do museu, na Igreja do Rosário. Já na sexta-feira, o Museu Casa de Cora Coralina será palco de um recital de poesias e degustação de doces. À noite, no Teatro São Joaquim, será apresentado o espetáculo "Flor de Beco", inspirado na obra de Cora e Monteiro Lobato. O sábado também terá atrações para todos os gostos. Destaque para a o espetáculo "Cora Coralina, Coração Encarnado", muito elogiado pela crítica e premiado pelo jornal O Globo em 2006.
.
.
Programação
Fonte: O Popular
.
.
QUINTA-FERA
6h30 ¤ Alvorada festiva com banda da PM no centro histórico
9 horas ¤ Roteiro Poético com alunos de escolas públicas
11 e 16 horas¤ Teatro de bonecos com o Grupo Cia Voar de Teatro, no quintal da Casa de Cora
19 horas¤ Missa festiva na Igreja do Rosário, com participação do Coral Solo¤ Apresentação da Banda da PM¤ Show com o cantor Marcelo Barra (Igreja do Rosário)¤ Partilha do Bolo do Vizinho (Dia do Vizinho)

SEXTA-FEIRA
9 e 14 horas¤ Continuação do Roteiro Poético (Centro Histórico)
16 horas¤ Recital de poemas, apresentação de artistas locais e degustação de doces no Museu Casa de Cora
19 horas¤ Mesa-redonda: Dentro e fora de Cora, A Natureza em Coralina (Auditório Brasilete Caiado – UEG)
21 horas¤ Espetáculo teatral infantil inspirado nos poemas e contos de Cora Coralina e Monteiro Lobato, com o Grupo Teatro do Inconsciente Flor do Beco (Teatro São Joaquim)

SÁBADO
9h - 12 horas ¤ Visita guiada pelo Museu Casa de Cora com apresentação de poemas pelo músico Daniel Melo
17 horas¤ Desfile de moda e bijuterias, apresentação de poesias e animação com o Grupo Raizeiros (Museu Casa de Cora)
19 horas¤ Lançamento, no Museu Casa de Cora, do livro Cora Coralina: Raízes de Aninha (Organizadores: Clovis Britto e Rita Elisa Seda)
21 horas¤ Apresentação da peça Cora Coralina, Coração Encarnado, com as atrizes Renata Roriz, Rita Elmor e Tereza Seiblitz (Teatro São Joaquim)
22 horas¤ Show com Zeca Baleiro (Praça de Eventos – Matadouro)

DOMINGO
10 horas¤ Apresentação de vídeos sobre Cora Coralina e peça infantil O Prato Azul Pombinho, com a atriz Tina Lopes (Teatro São Joaquim)

Nenhum comentário: