segunda-feira, 11 de janeiro de 2010

Saudades do Tom



No último dia 8 de dezembro completaram-se 15 anos sem Antônio Carlos Brasileiro Jobim. É consenso entre todos que apreciam a boa música popular brasileira que Tom é o grande expoente dos últimos 50 anos no cenário musical brasieliro.
O maestro conseguiu unir o popular e o clássico com um requinte musical invejável. Com estilo sofisticado colocou em um novo patamar a música brasileira. Em 1967 Frank Sinatra convidou o músico brasileiro  para gravar com ele um disco com suas cações.
Conhecido como o Papa da Bossa Nova, Jobim foi responsável pelo refinamento da música popular no Brasil e a principal influência de grandes nomes como: Edu Lobo, Chico Buarque, Gal Costa, Caetano Veloso.
Amante da natureza, a temática ecológica é recorrente em suas canções, clique no link abaixo e ouça uma das cações de Tom.










Tantos anos após sua morte, sua música continua atual, afinal de contas é uma música imortal. Assim como diz Ruy Castro, crítico musical e amante da Bossa Nova, "sua memória é onipresente e é como se ele estivesse mais vivo do que nunca".
A Globo News produziu uma reportagem especial sobre os 15 sem Tom Jobim, veja o vídeo clicando no link abaixo.

Nenhum comentário: