sexta-feira, 18 de setembro de 2009

Exposição Fotográfia Infânia Sem Terra no MIS - Fotografia e Diritos Humanos



Risonhos, brincalhões, curiosos, sonhadores, futuros cidadãos! São as crianças das famílias do Movimento dos Trabalhadores Rurais Sem Terra, do acampamento Palmares, em Varjão - Goiás.

A fotógrafa Júlia Mariano registrou com sensibilidade, técnica e com um toque de maternidade o dia-a-dia dessas crianças, convivendo com elas durante o desenvolvimento de um trabalho acadêmico cujo foco principal foi a observação da Declaração Universal dos Direitos da Criança e o Estatuto da Criança e do Adolescente, levando em consideração o contexto social vivenciado pelas crianças.

O MIS/ Agepel expõe os sorrisos, as brincadeiras e a esperança dos filhos de Palmares que nos levam a refletir sobre outros filhos, outras crianças e os Direitos Humanos.



O Museu da Imagem e do Som de Goiás participa da 3a Semana Primavera dos Museus com um programa que estimula a reflexão e a discussão sobre os Direitos Humanos. A escolha do tema Museus e Direitos Humanos proporciona às instituições museológicas brasileiras a oportunidade de considerar seu papel como espaços de realização e manutenção de um direito humano que está expresso em valores, motivações, modos de vida, crenças e representações sociais, práticas culturais, rituais e identidades.

No contexto da Primavera dos Museus o MIS apresenta a exposição Infância Sem Terra e exibe uma Mostra de filmes. A exposição da fotógrafa Júlia Mariano é um dos resultados de sua convivência com as crianças das famílias do Movimento dos Trabalhadores Rurais Sem Terra, do acampamento Palmares, em Varjão – GO, durante o ano de 2007, período de realização de um trabalho acadêmico. O ponto de partida da proposta foi a Declaração Universal dos Direitos da Criança e o Estatuto da Criança e do Adolescente, levando em consideração o contexto social vivenciado por estas crianças. As imagens revelam uma infância pouco conhecida e divulgada pelos meios de comunicação, principalmente por fazer uma abordagem diferenciada, focando a amizade, a esperança e o sonho observado no sorriso e no brilho dos olhos das crianças do acampamento Palmares.


Abertura: 23.09.2009 - 19h
Visitação: 24.09 a 08.11 (segunda a sexta - 9h às 12h - 14h às 17h30)
Agendamento: contato@mis.go.gov.br (62) 3201-4645/ 3201-4658

Museu da Imagem e do Som / Agepel
Sala de eventos, Centro Cultural Marieta Telles Machado. Praça Cívica n° 2, Centro, Goiânia, Goiás.


FICHA TÉCNICA
EXPOSIÇÃO INFÂNCIA SEM TERRA
Fotografia: Júlia Mariano
Curadoria: Stela Horta Figueiredo e Keith Valéria Tito
Programação Visual: Marcílio Lemos
Projeto Gráfico e Edição de Vídeo: Marcelo Costa
Montagem: Cleandro Elias Jorge
Monitoria: Avelina Caxeta, Luciana dos Santos, Victor Hugo de Morais

Agradecimentos
Leandro Cordeiro
Nilton José dos Reis Rocha
Rosana Fernandes
Moradores do Acampamento Palmares - Varjão/GO



Um comentário:

Júlia Mariano disse...

Marcelo, obrigada pela divulgação!