quarta-feira, 28 de outubro de 2009

E-mail marketing, de vilão das caixas postais a mocinho da boa relação comercial



Ferramenta é tida como fundamental no processo de fidelização de quem compra pela internet

O email marketing é um daqueles exemplos de como o mau uso de uma ferramenta pode acabar por prostituir um eficiente canal de comunicação entre empresas e consumidores. Prejudicado pelo desenfreado envio de spams e pela utilização inadequada, o email marketing, contudo, é extremamente valioso dentro de uma estratégia séria de comércio eletrônico. Pelo menos foi essa a premissa defendida pelos participantes do E-Commerce Summit 09, evento que aconteceu nesta terça-feira, 27, em São Paulo.

Segundo Walter Sabine, da Virtual Target, por exemplo, esse canal é um excelente ponto de contato para travar diálogo com os que compram pela internet oferecendo informações preciosas capazes de fazer com que determinados clientes consumam mais vezes nas mesmas lojas virtuais. "Quando utilizado para entender os desejos dos internautas de maneira constante o email marketing oferece ótimos resultados como parte fundamental de um planejamento de marketing, Ele não deve, no entanto, ser encarado como um canal de captação de clientes através do envio não direcionado", acredita o executivo. Sabine disse ainda que é necessário um período de cerca de seis meses para que os resultados com esse tipo de ação comece a mostrar resultados efetivos.

Para Marcos Amary, do site Estação do Vinho, o email marketing é realmente ponto central para manter o cliente em contato com a loja. De acordo com ele, através do banco de dados atualizado espontaneamente pelos internautas, é possível direcionar o contato filtrando o envio por faixa de preços dos vinhos comprados, o tipo de uva preferido, a nacionalidade da bebida e ainda investir em conteúdo diferenciado para cada tipo de consumidor. "Costumamos mandar email, por exemplo, com os dez melhores vinhos dentro das preferências e dos históricos dos clientes", conta Amary. "Essas são oportunidades muito boas de estar em contato com o consumidor respeitando sua privacidade e, sobretudo, sua vontade", acrescenta.

Fonte:  M&M Online

Um comentário:

Pablo Davi disse...

O Mail marketing, para ser realmente uma ferramenta positiva para a empresa que envia, precisa ter um motivo, precisa ter uma razão de ser, que não seja simplismente, como fazem Saraiva, Americanas e outros, mostrar os produtos e novidades da loja.

Precisa apresentar algo importante, dar algo em troca daquele tempo gasto, precisa dar importância ao cliente, falar o nome dele, saber o que ele gosta e mandar somente o que é de interesse, o que não ocorre com grandes lojas de departamento que vendem pela internet.

Que seja uma data especial, que seja uma promoção, desconto pelo aniversário, lembrar o dia do Publicitário, caso o cliente seja publicitário. Não é dizer que 'a volta as aulas estão ai, vamos gastar' e sim 'a volta as aulas é um momento que acaba se gastando mais do que devia, e por isso a minha empresa chegou para te ajudar'.

Fazer mail marketing mecanicamente como se fazem impressos de semáforo é o mesmo que jogar dinheiro, e muitos clientes que tiveram o interesse de se cadastrar na Newsletter da empresa, fora.