terça-feira, 14 de julho de 2009

Festival de Gramado anuncia lista de filmes selecionados

Fonte: http://www.g1.com/

Os organizadores do Festival de Gramado anunciaram nesta terça-feira (14) a lista dos filmes selecionados para a 37ª edição do evento, que acontece entre 9 e 15 de agosto. Vão participar da disputa 11 longas-metragens, entre nacionais e estrangeiros, além de 25 curtas.

Cena de 'Corpos celestes', novo filme do diretor de 'Estômago'

Entre os destaques da competição estão "Corpos celestes", novo longa do diretor de "Estômago", Marcos Jorge, e "Em teu nome", de Paulo Nascimento, premiado em Gramado em 2007 por "Valsa para Bruno Stein". Completam a lista de longas brasileiros "Canção de Baal", de Helena Ignez, "Cildo", de Carlos Moura, "Corumbiara", de Vincent Carelli, e "Quase um tango", de Sérgio Silva.


Já a disputa de filmes estrangeiros traz o argentino "La proxima estación", do cineasta veterano Fernando Solanas, o peruano "La teta asustada", de Claudia Llosa, o uruguaio "Gigante", de Adrián Biniez, o colombiano "Nochebuena", de Maria Camila Loboguerrero, e outro argentino, "Lluvia", de Paula Hernandez.

O festival deste ano ainda vai homenagear o ator Reginaldo Faria, que receberá o troféu Oscarito, e o diretor Ruy Guerra, que será premiado com o Kikito de Cristal. O produtor Itacyr Rossi e o diretor de fotografia Ivo Czamansi também serão homenageados.
Confira abaixo a lista completa dos selecionados para o 37º Festival de Gramado.

LONGAS NACIONAIS:
"Canção de Baal", de Helena Ignez
"Cildo", de Carlos Moura
"Corpos celestes", de Marcos Jorge e Fernando Severo
"Corumbiara", de Vincent Carelli
"Em teu nome", de Paulo Nascimento
"Quase um tango", de Sérgio Silva


LONGAS ESTRANGEIROS:
"Gigante", de Adrián Biniez (Uruguai)
"La teta asustada", de Claudia Llosa (Peru)
"Lluvia", de Paula Hernandez (Argentina)
"La proxima estación", de Fernando Solanas (Argentina)
"Nochebuena", de Maria Camila Loboguerrero (Colômbia)

CURTAS NACIONAIS:
"O troco", de André Rolim
"Josué e o pé de macaxeira", de Diogo Veigas
" O teu sorriso", de Pedro Freire
"Teresa", de Paula Szutan e Renata Terra
"Pra inglês ver", de Vitor Granado e Robson Dias
"Em terra de cego", de João Boltshauser
"Doce amargo", de Rafael Primot
"Ernesto no país do futebol", de André Queiroz e Thaís Bologna
"Não me deixe em casa", de Daniel Aragão
"Olhos de ressaca", Petra Costa
"Quiropterofobia", de Fernando Mantelli
"Enciclopédia", de Bruno Gularte Barreto
"Livros no quintal", de Vinicius Cruxem
"Mapa-múndi", de Pedro Zimmermann
"De volta ao quarto 666", de Gustavo Spolidoro
"Jogo do osso", de Henrique de Freitas Lima
"Segura na mão de Deus", de Elisa Simczak Treuherz / William Linhaes
"Sobre um dia qualquer", de Leonardo Remor
"Groelândia", de Rafael Figueiredo
"Fogo", de Hique Montanari
"Aos pés", de Zeca Brito
"A princesa e o violinista", de Guto Bozzetti
"Do mesmo lado do muro", de Bruno Carvalho
"A invasão do Alegrete", de Diego Müller
"Palavra roubada", de Mirela Kruel

FORA DE COMPETIÇÃO:

Panorama do Cinema
"El viaje de Avelino", de Francis Estrada (Argentina)
"Em quadro", de Luiz Antônio Pilar (Brasil)
"Garapa", de José Padilha (Brasil)
"Inalmama, sagrada e profana", de Eduardo López Zavala (Bolívia / Venezuela)
"Morro do céu", de Gustavo Spolidoro (Brasil)
"Ruas da amargura", de Ruy Simões (Portugal)
"Tudo isto me parece um sonho", de Geraldo Sarno ( Brasil /Venezuela)

Música e Poesia
"Palavra encantada", de Helena Solberg
"Só dez por cento é mentira", de Pedro Cezar
"A geração 65", de Luci Alcântara "A árvore da música", de Otávio Juliano
"Um homem de moral", de Ricardo Dias
.

segunda-feira, 13 de julho de 2009

FestCine Goiânia movimenta o cenário cultural goianiense

A Secretaria Municipal de Cultura de Goiânia, realiza entre os dias 9 e 16 de novembro de 2009 o V Festival de Cinema Brasileiro, o FestCine Goiânia. Para este ano estão previsto prêmios na ordem de 150 mil reais

Fonte: Secretaria Municipal de Cultura de Goiânia
http://www.festcinegoiania.com.br/2009/?id=home



A qualidade e o desenvolvimento do cinema e do áudio visual no Brasil e, em particular, em Goiânia, levaram a Prefeitura Municipal de Goiânia, por meio da Secretaria Municipal da Cultura, a lançar em 2005 o Primeiro Festival de Cinema Brasileiro de Goiânia – 1º FestCine Goiânia.

O FestCine Goiânia começa a sua história como o segundo festival não temático com maior premiação e entre a primeira edição e a segunda, a Prefeitura de Goiânia, inaugurou um Cinema Municipal, no Centro Municipal de Cultura Goiânia Ouro, que abrigará o V FestCine Goiânia, que se realiza entre os dias 9 e 16 de novembro de 2009.

Paralelamente à Mostra Competitiva, que concorrem ficções e documentários nacionais, o FestCine Goiânia ainda promove uma Mostra Competitiva de Curta metragem (ficções, documentários e animações) de produtores goianos, Mostra de Vídeos Universitários e Mostra de Vídeos Caseiros.

O maior incentivo, entretanto é o Edital que seleciona roteiros para serem executados e exibidos durante a mostra.

Maiores informações podem ser obtidas no site: http://www.festcinegoiania.com.br/2009/ ou na Secretaria Municipal de Cultura de Goiânia, sito à Rua 84, n° 535 - Setor Sul - Cep: 74.080-400 - Goiânia – GO, Fones: (62) 3524-1712 - (62) 3524-1752

9º Goiânia Mostra Curtas recebe inscrições até agosto


Mídias portáteis é o tema da 9ª Goiânia Mostra Curtas, um dos maiores festivais de cinema de curta metragem do Brasil, lançado no dia 30 de junho, em Goiânia, GO. As inscrições de filmes e vídeos para a mostra competitiva permanecerão abertas até 20 de agosto, pelo site http://www.goianiamostracurtas.com.br/ . A 9ª Goiânia Mostra Curtas é uma realização do Instituto de Cultura e Meio Ambiente (Icumam) e está programada entre 06 e 11 de outubro de 2009, com o apoio da Lei Rouanet e Lei Goyazes, Fundo Nacional de Cultura - Secretaria Nacional do Audiovisual/MinC e SEBRAE-GO.

Segundo a diretora da 9ª Goiânia Mostra Curtas, Maria Abdalla, o festival se mantém fiel aos pilares do projeto, calcados em democratização audiovisual, qualificação profissional e formação de público. Nos seis dias de festival, tradicionalmente, serão reunidos mais de 120 curtas metragens de todas as regiões do Brasil, abrindo em Goiânia uma das maiores janelas para exibição da produção audiovisual em todos os formatos. “O festival se interessa pelo fomento à produção, respeitando a cultura de cada Estado como elemento estético”, comenta Abdalla.

A diretora geral informa que a quantidade de filmes convidados, bem como a extensão da programação — também composta por oficinas, seminários, debates e encontros — depende da captação de recursos do projeto. “Para o empresariado, investir na Goiânia Mostra Curtas é como investir em seu próprio negócio porque é um projeto de grande impacto, que reúne cerca de 20 mil pessoas anualmente, com grande exposição da marca dos apoiadores”, garante.

Inscrições
O regulamento e formulário de inscrição para a 9ª Goiânia Mostra Curtas estará disponível a desde o dia 30 de junho em http://www.goianiamostracurtas.com.br/. São bem-vindas as produções audiovisuais de até 25 minutos de duração, executadas em 35mm, 16mm e vídeo, realizadas em 2008 e 2009. Os trabalhos selecionados concorrerão a prêmios de incentivo à produção (produtos e serviços), avaliados em torno de 60 mil reais, cedidos por empresas da indústria cinematográfica, que apóiam o festival. Ainda conforme o regulamento, a lista de curtas selecionados será divulgada até o dia 01 de setembro.


Mais informações: Larissa Mundim – zeroum comunicação (62 9968 1658)
Contato: 62 3218 3780 (Icumam)

segunda-feira, 6 de julho de 2009

Pedofilia: tem que ter um basta!

Central de Outdoor propõe tema polêmico para o prêmio promovido pela entidade em sua edição de 2009. A erotização de corpos infantis e o abuso sexual contra crianças e adolescentes é um dos mais famigerados problemas da sociedade contemporânea

Ilustração: Wolney Fernandes - Título: Sonhos


No Brasil, a violência/abuso sexual contra crianças e adolescentes só começa a ser incluída como preocupação efetiva na agenda da sociedade civil e como política pública, através da Constituição Federal Brasileira (1988) e do Estatuto da Criança e do adolescente – Lei 8069/90.

Goiás é o Estado responsável pelo maior número de casos de pedofilia virtual do País: 22%. O índice é fruto de um estudo da Polícia Federal feito entre os anos de 2000 e 2007, 101 inquéritos foram instaurados pela PF goiana. O anonimato e falta de legislação específica são apontados como principais motivadores deste tipo de crime. O estudo ainda aponta que denúncias são as principais armas no combate a este tipo de crime.

Nas suas origens, o termo pedofilia designava o amor de um adulto pelas crianças (do grego antigo paidophilos: pais = criança e phileo = amar). No entanto, a palavra tomou um outro sentido, sendo designada para caracterizar comportamentos inadequados socialmente. De acordo com o Catálogo Internacional de Doenças (CID), a pedofilia é considerada um transtorno de preferência sexual, classificada como parafilia (para = desvio; filia = aquilo para que a pessoa é atraída) e também como uma perversão sexual.

Para Jane Felipe¹, Coordenadora do Grupo de Estudos de Educação e Relações de Gênero da Universidade Federal do Rio Grande do Sul, “as músicas, assim como outros artefatos culturais contemporâneos, em especial a cultura visual a que temos amplo acesso, apelam para uma convocação do exercício da sexualidade, de modo que, crianças e adolescentes são cada vez mais cedo interpeladas por tais discursos. Qual educação para a sexualidade estamos produzindo? O que estamos mesmo pretendendo? Quais são os limites (nossos, das crianças, do poder público, da mídia, da arte)? Ou será que em tempos de diversidade e de borramento de fronteiras não há mais sentido nos perguntamos sobre eles?”.


Desse modo, como forma de estimular e incentivar a criatividade de profissionais e estudantes na utilização do outdoor, o tema também propõe estabelecer uma reflexão no mercado publicitário sobre sua contribuição, positiva ou negativa, no que diz respeito a erotização de corpos infantis no universo social em que está inserida. Dando aos publicitários uma situação oportuna para exercitar os aspectos responsáveis da propaganda.

Poderão concorrer ao Grande Prêmio Central de Outdoor 2009 - Categoria Estudantil/Troféu Benedito Melito – os estudantes que criarem um outdoor com o tema “Pedofilia: tem que ter um basta”. É obrigatória a colocação do logotipo da Central de Outdoor no cartaz como assinatura da campanha. O logotipo está disponibilizado no site http://www.outdoor.org.br/

Cada estudante poderá inscrever uma única campanha composta de uma única peça observando o tema proposto, e obrigatoriamente deverá apresentar sua peça única exclusivamente no formato de 48cm x 16cm (layout para outdoor padrão de 9m x 3m) para efeito de exposição e julgamento. As campanhas apresentadas fora dessa especificação serão automaticamente desclassificadas.

As campanhas deverão ser inscritas na Central de Outdoor – Seção Goiás. A ficha de inscrição e o regulamento do Prêmio estão disponíveis no site http://www.outdoor.org.br/ . As inscrições e a entrega do respectivo material devem ser feitas até o dia 11 de setembro de 2009.
¹Jane Felipe – Coordenadora do GEERGE – Grupo de Estudos de Educação e Relações de Gênero – do PPGEDU/FACED/UFRGS. nana_felipe@yahoo.com.br