quinta-feira, 20 de agosto de 2009

Goiás festeja 120 anos de Cora Coralina

Fonte: Diário de Cuiabá

A cidade de Goiás (GO) está em festa desde ontem (19/08), para celebrar os 120 anos da poetisa Cora Coralina e os 20 anos do museu que leva o seu nome. Com o apoio do Instituto do Patrimônio Histórico e Artístico Nacional - Iphan e patrocínio do Ministério do Turismo, o Museu Casa de Cora Coralina promove uma série de eventos em homenagem a uma das maiores personalidades do estado de Goiás. Entre amanhã e o próximo domingo, exposições, espetáculos teatrais, um roteiro gastronômico e show com o cantor Zeca Baleiro animam a cidade, reconhecida como Patrimônio Mundial pela Unesco.
.
O Festival Cora Viva Coralina foi aberto ontem a noite, com lançamentos de livros e shows musicais. Hoje será celebrada uma missa de ação de graças em homenagem aos 120 anos da poetisa e 20 anos do museu, na Igreja do Rosário. Já na sexta-feira, o Museu Casa de Cora Coralina será palco de um recital de poesias e degustação de doces. À noite, no Teatro São Joaquim, será apresentado o espetáculo "Flor de Beco", inspirado na obra de Cora e Monteiro Lobato. O sábado também terá atrações para todos os gostos. Destaque para a o espetáculo "Cora Coralina, Coração Encarnado", muito elogiado pela crítica e premiado pelo jornal O Globo em 2006.
.
.
Programação
Fonte: O Popular
.
.
QUINTA-FERA
6h30 ¤ Alvorada festiva com banda da PM no centro histórico
9 horas ¤ Roteiro Poético com alunos de escolas públicas
11 e 16 horas¤ Teatro de bonecos com o Grupo Cia Voar de Teatro, no quintal da Casa de Cora
19 horas¤ Missa festiva na Igreja do Rosário, com participação do Coral Solo¤ Apresentação da Banda da PM¤ Show com o cantor Marcelo Barra (Igreja do Rosário)¤ Partilha do Bolo do Vizinho (Dia do Vizinho)

SEXTA-FEIRA
9 e 14 horas¤ Continuação do Roteiro Poético (Centro Histórico)
16 horas¤ Recital de poemas, apresentação de artistas locais e degustação de doces no Museu Casa de Cora
19 horas¤ Mesa-redonda: Dentro e fora de Cora, A Natureza em Coralina (Auditório Brasilete Caiado – UEG)
21 horas¤ Espetáculo teatral infantil inspirado nos poemas e contos de Cora Coralina e Monteiro Lobato, com o Grupo Teatro do Inconsciente Flor do Beco (Teatro São Joaquim)

SÁBADO
9h - 12 horas ¤ Visita guiada pelo Museu Casa de Cora com apresentação de poemas pelo músico Daniel Melo
17 horas¤ Desfile de moda e bijuterias, apresentação de poesias e animação com o Grupo Raizeiros (Museu Casa de Cora)
19 horas¤ Lançamento, no Museu Casa de Cora, do livro Cora Coralina: Raízes de Aninha (Organizadores: Clovis Britto e Rita Elisa Seda)
21 horas¤ Apresentação da peça Cora Coralina, Coração Encarnado, com as atrizes Renata Roriz, Rita Elmor e Tereza Seiblitz (Teatro São Joaquim)
22 horas¤ Show com Zeca Baleiro (Praça de Eventos – Matadouro)

DOMINGO
10 horas¤ Apresentação de vídeos sobre Cora Coralina e peça infantil O Prato Azul Pombinho, com a atriz Tina Lopes (Teatro São Joaquim)

Caso do Vestido: Inspirações Drummondianas

Inspirados em texto de Carlos Drummond de Andrade alunos do curso de Publicidade e Propaganda da UCG realizam produções audiovisuais


Uma das atividades da disciplina Produção e Redação Publicitária para TV no primeiro semestre de 2209 foi a adaptação livre e realização de uma produção a partir do poema Caso do Vestido de Carlos Drummond de Andrade. Dentre as diversas versões apresentadas pelos alunos foram selecionadas três para serem exibidas no A Hora do Galo.
A criatividade pautou as produções, balanceando experimentação prática e conhecimento técnico a partir dos conceitos teóricos vistos em sala de aula.
Todos os trabalhos foram orientados por mim. Acredito que a atividade foi um bom início na vivência em produção audiovisual para os alunos de publicidade da UCG.
Aproveitando o ensejo, não poderia deixar de parabenizar o meu aluno Raphael Gustavo da Silva que teve seu roteiro selecionado no Concurso de Roteiros do Festcine - 2009 e receberá incentivo financeiro para produção.


Caso do Vestido: a outra versão da história

Produção: Córtex Publicidade

Ademir Lima Jr
Carlos Augusto Teodoro
Cintya de Paula
Leonardo Massuda
Nayra Mota
Nayane Nascimento
Paulo Régis
Raphael Gustavo da Silva
.
.
.
O Caso do Vestido
Produção: Habla! Comunicação Inteligente

Enzo Bertran
Fábio Abreu
Lays Ferreira
Marcos Roberto do Carmo
Paulo Henrique Pinheiro
Quemuel Ribeiro
Stéfanie Cruz
.
.
.
Caso do Vestido
Produção: Terra Comunicação


Guilherme Pereira
Marcus Terra
Mariana Hoppe
Andressa Durante
Michelle Salomão
Jaqueline Rizzo
José Nunes

quinta-feira, 6 de agosto de 2009

'O contador de histórias' revê vida de ex-menino de rua


Longa-metragem nacional estréia nesta sexta-feira (07.08).

Trama traz biografia de Roberto Carlos Ramos.





A desastrosa política do menor no Brasil desde os anos 1970 é posta em foco neste filme de Luiz Villaça ("Por trás do pano" e "Cristina quer casar"), fixando-se na impressionante biografia de Roberto Carlos Ramos, uma rara história de um ex-menor de rua com final feliz. O filme entra em circuito nacional nesta sexta-feira (07.08).
Nascido nos anos 1970 em Belo Horizonte, Roberto era o caçula de uma família pobre com muitos filhos. Entregue à Febem (Fundação para o Bem-Estar do Menor) pela mãe, pessoa simples e ignorante que acreditava que ele teria um futuro melhor ali dentro, ele encarou o abandono e a violência, que no seu caso incluiu espancamentos, detenção em solitária e até estupro.

Analfabeto até os 13 anos, Roberto escapou deste quase sempre invencível círculo vicioso devido à intervenção de uma pedagoga francesa, Margherite Duvas (a atriz portuguesa Maria de Medeiros, de "O Xangô de Baker Street").
Graças a ela, estudou e conseguiu tornar-se, anos depois, um contador de histórias conhecido internacionalmente. Imitando a generosidade de sua protetora, ele mesmo adotou mais de 20 meninos - alguns que, como ele, já haviam sido tachados de "irrecuperáveis".



Adaptação


Os três garotos que interpretam o protagonista - Marco Antônio Ribeiro, Paulinho Mendes e Cleiton Santos - dividiram o troféu de melhor ator no Festival de Paulínia 2009, onde o filme também ganhou um Prêmio Especial do Júri.
Pontuada de incidentes trágicos mas também engraçados, a biografia de Ramos sofreu diversas adaptações neste roteiro, escrito por quatro profissionais - além do diretor Villaça, também José Roberto Torero, Maurício Arruda e Mariana Verissimo.
Condensa, por exemplo, num único personagem, a pedagoga Pérola (Malu Galli, da minissérie de TV "Queridos amigos"), a figura de diversas outras educadoras que passaram pela vida do menino, no período em que entrava e saía da Febem.
Apesar disso, "O contador de histórias" incorpora também um elemento documental ao inserir a narração em off do próprio protagonista e em sua aparição, na sequência final.





Narrativa


Um traço que alivia a narrativa é materializar as fantasias do menino - que são muitas e extremamente imaginativas - com o uso de animação e de recursos como música e figurino. Isto acontece, por exemplo, numa cena de assalto a banco em que os ladrões se vestem no estilo do grupo Jackson Five, ao som da música "Sá Marina", na voz de Wilson Simonal, recuperando também o clima dos anos 70.
Eventualmente, se pode ter a sensação em alguns momentos de que o comportamento da pedagoga é um tanto ingênuo - como na sequência em que um menor perigoso (Shady's Victor) entra em sua casa. Mas é importante lembrar que, além de estrangeira, vinda portanto de outra cultura, a história se passa há cerca de 30 anos. Por conta da inoperância das políticas para o menor no Brasil, infelizmente, a violência e criminalidade neste setor têm crescido de modo trágico.
Tal como aconteceu a Ramos, o filme começou a mudar a vida também de pelo menos um de seus atores-mirins, que nele estrearam. Paulinho Mendes, que o interpreta aos 13 anos, foi convidado a um estágio de atuação de seis meses no Grupo Galpão, de Belo Horizonte.


Ficha Técnica


Direção: Luiz Callaça
Produção: Francisco Ramalho Jr e Denise Fraga
Roteiro: Maurício Arruda, José Roberto Torero, Mariana Veríssimo, Luiz Villaça
Fotografia: Lauro Escorel
Montagem: Umberto Martins e Maria Altberg
Elenco: Maria de Medeiros, Malu Galli, Jú Colombo, Marco Antonio, Paulo Henrique, Cleiton dos Santos da Silva
Duração: 110 minutos
Ano de produção: 2009